Domingueros Viti

Domingueros Viti
Despacio, despacio...Vivir deprisa no es vivir, es sobrevivir.

lunes, 24 de abril de 2023

Miranda do Douro a São João das Arribas. Portugal

 * https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/pr-1-mdr-de-miranda-do-douro-a-sao-joao-das-arribas-4784936

Recorrido circular

PR 1 MDR de Miranda do Douro a São João das Arribas


Esta é a única pista marcada em Miranda do Douro; No posto de turismo eles recomendam fazer o retorno pelo mesmo trecho do Vale de Águia e não usar o trecho da Pena Branca. A sinalização (faixas vermelhas e amarelas) é fraca em toda a rota, embora seja difícil se perder.

Partimos do posto de turismo e continuamos pela rua em frente, a Rua 25 de Abril e sua extensão até o momento em que o asfalto leva a uma pista de terra. A partir daqui vamos percorrer uma paisagem de olivais, pomares e vinhas até chegarmos ao Castro de Vale de Águia.

Vale a pena passar algum tempo neste local e descer um pouco para contemplar as vistas espectaculares da curva que faz com que o Douro gire quase 180º em torno de uma massa de granito.

Seguindo a estrada, vemos mais e mais freixos aparecerem nas margens dos moinhos e rapidamente chegamos à aldeia de Vale de Águia (aqui e nas outras cidades vamos visitar os nomes em português e mirandês). O troço de Vale de Águia para Aldeia Nova vamos fazer por asfalto.

Da Aldeia Nova fazemos a descida ao entorno de São João das Arribas onde encontramos uma capela, um forte e vistas que nos tiram o fôlego do canhão do Duero, contemplando as águas e o vôo dos pássaros a várias centenas de metros abaixo dos nossos pés .

Daqui voltamos à Aldeia Nova e em frente à igreja percorremos um caminho que nos levará à Pena Branca e daqui de volta a Miranda pelo vale do rio Fresno.

* https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/parque-natural-do-douro-internacional-miranda-do-douro-s-joao-das-arribas-8614723

Recorrido lineal. i/v

Trilho sinalizado pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) inicia-se na Sé de Miranda do Douro seguindo para norte por caminho vicinal, pelo bairro da Terronha, até à povoação de Vale de Águia, seguindo depois por estrada municipal até Aldeia Nova e novamente por caminho vicinal até à capela de São João das Arribas, sobranceira ao vale do Douro.


Pontos de interesse
Entre os pontos de interesse, contam-se a Sé e as Muralhas de Miranda do Douro, a paisagem de escarpas rochosas das arribas do Douro, os moinhos de água na ribeira dos Moinhos, palheiros ou “corriças” tradicionais, os lameiros, os bosques de azinheira e carvalho, as raças autóctones (burro mirandês, vaca mirandesa), o casario tradicional em Vale de Águia e em Aldeia Nova e os vestígios de fortificação castreja junto à capela de São João das Arribas.

Percurso realizado: Miranda do Douro-Castro de Vale de Águia-Moinho 1-Moinho 2-Aldeia de Vale de Águia-Aldeia Nova-S. João das Arribas-Castro de S. João das Arribas-Aldeia Nova-Aldeia de Vale de Águia-Miradouro de Vale de Águia-Miranda do Douro

Distância real percorrida: 20 Kms