Domingueros Viti

Domingueros Viti
Despacio, despacio...Vivir deprisa no es vivir, es sobrevivir.

lunes, 26 de octubre de 2020

Sabugal. Rapoula do Coa. Termas do Cró. PR8

Termas do Cró, cerca de Sabugal








* https://es.wikiloc.com/rutas-a-pie/termas-do-cro-pr-8-do-sabugal-25402164






* https://es.wikiloc.com/rutas-senderismo/pr8-sbg-termas-do-cro-36574940

Ruta circular con salida y llegada de las Termas de Cró:

*  https://www.cm-sabugal.pt/concelho-do-sabugal/turismo-cultura-lazer/desporto/percursos-pedestres/pr8-termas-do-cro/

PR8 (Descrição do percurso)

Este percurso tem início neste ponto, junto ao Balneário Termal do Cró e assume como temática central a relação da água com a atividade humana e com a biodiversidade e recursos existentes na envolvente do parque termal, destacando a enorme importância da rede hidrográfica concelhia, cuja espinha dorsal é o rio Côa. Propõe-se que se inicie com uma visita ao espaço interpretativo da água existente no átrio do Balneário, prólogo deste passeio em redor do Rio Côa e seus afluentes, onde se releva a importância da comprovada qualidade do recurso hidrogeológico como elemento essencial para a existência, manutenção e enriquecimento deste parque termal. Saindo daqui irá passar pela Rapoula do Côa e, junto dessa aldeia, iniciar a subida ao alto da Sr.ª das Preces, onde será recebido por uma vista deslumbrante. Segue depois junto ao Rio Côa por um habitat único, onde se sentirá em perfeita simbiose com uma natureza cheia de surpresas. Aqui o homem respeitou, e quase se fundiu com a natureza e o rio, quando construiu açudes, moinhos, levadas ou poldras. Subimos, depois ao alto do Picoto do Seixo, onde o percurso nos brinda com largas vistas sobre a secção do vale do Côa que percorremos e de regresso ao parque termal pode ver as ruínas do antigo balneário e construções anexas. É assim um percurso de grande qualidade e diversidade de ambientes e trilhos, proporcionando ao utilizador uma experiência inesquecível. O percurso pode ser feito nos dois sentidos e possui uma variante que alarga o seu público-alvo, podendo ser utilizado como ferramenta de descoberta deste território por qualquer um de nós.

PR8 – Termas do Cró

Ficha Técnica: Nome do Percurso: Termas do Cró

Localização: Rapoula do Côa

Ponto de Partida e de Chegada: Termas do Cró

Tipo de Percurso: Pequena Rota Circular

Distância: Distância total a percorrer 16.8 km

https://www.cm-sabugal.pt/wp-content/uploads/Folheto-PR8.pdf


Otros percusos pedestres:

* Termas do Cró:  https://www.cm-sabugal.pt/wp-content/uploads/Folheto-PR1.pdf

* Nacimiento del río Côa: https://www.cm-sabugal.pt/concelho-do-sabugal/turismo-cultura-lazer/desporto/percursos-pedestres/pr3-nascente-do-coa/

https://www.cm-sabugal.pt/wp-content/uploads/Folheto-PR3.pdf

* Sortelha:  https://www.cm-sabugal.pt/wp-content/uploads/Folheto-PR7-1.pdf



* https://viajeconpablo.com/ruta-en-sabugal/

La Beira Interior Norte es una de las regiones portuguesas más desconocidas para el turismo. Su situación, limitando al este con la provincia de Salamanca, hace que ni tan si quiera sea lugar de paso, salvo para llegar a Aveiro desde territorio español. Pero si echamos la vista atrás la Historia no dice lo mismo. Como cualquier región fronteriza que se precie, la Beira Interior Norte tuvo una importancia estratégica enorme y, fruto de ese legado, son un buen puñado de castillos y poblaciones con un interés extraordinario. Castelo Bom, Castelo Mendo, Almeida, Belmonte, Sortelha y Sabugal con algunas de esas localidades que han sabido conservar su patrimonio y mostrarlo a los visitantes que de vez en cuando nos dejamos caer por estos lares. Pero además de los recuerdos del pasado, algunas de estas poblaciones se localizan en enclaves naturales muy interesantes, donde el río Coa ocupa un lugar privilegiado. 


O projeto “5 Vilas Medievais” abrange as localidades de Alfaiates, Sabugal, Sortelha, Vila do Touro e Vilar Maior:

A autarquia disponibiliza, na sua página da internet, informação sobre as cinco localidades que integram o projeto “5 Vilas Medievais”.

Sobre Alfaiates, refere-se que “partiu de um povoado proto-histórico, tem nome de origem árabe (‘al-haet’ = o muro) e uma fortificação que foi decisiva na defesa da região durante a Guerra da Restauração e atingida durante os últimos combates da 3.ª invasão francesa, em 1811”.

No Sabugal, é “bem conhecido o seu castelo de cinco quinas, obra, em grande medida, do rei Dom Dinis”, lê-se.

Sortelha é uma das Aldeias Históricas de Portugal e, segundo a fonte, “o profundo trabalho de renovação e recuperação, levado a cabo nos anos noventa, devolveu-lhe, em boa medida, o aspeto e ambiente de uma vila manuelina portuguesa”.

Sobre Vila do Touro, a autarquia do Sabugal informa que a localidade “pertenceu aos Templários e, depois, à Ordem de Cristo, com fundação no século XIII”.

Relativamente a Vilar Maior, é referido que “no topo da elevação” se encontra “o castelo leonês, com uma torre de menagem acrescentada por Dom Dinis”.

* https://www.cm-sabugal.pt/concelho-do-sabugal/sobre-o-concelho/historia/#more-167

* https://www.cm-sabugal.pt/5-castelos-5-historias/

* https://salamancartvaldia.es/not/218945/jornada-playera-senderista-rapoula-do-coa-pr8-sabugal/