Domingueros Viti

Domingueros Viti
Despacio, despacio...Vivir deprisa no es vivir, es sobrevivir.

jueves, 13 de julio de 2023

Playas fluviales en el Duero en Portugal

 * http://www.public.vivadouro.org/em-destaque/praias-fluviais-e-zonas-de-lazer-para-aproveitar-o-verao-no-douro/?fbclid=IwAR16n3rLcXM9GA9Ghq_1KX21i9wG9vVs8-zQx3B2nBNgfIdYhhUEekN-fc8

Praias Fluviais e Zonas de Lazer para aproveitar o verão no Douro


Nascido em Espanha, com 897 km de extensão, o Rio Douro tem vários aspetos de interesse, entre eles as praias fluviais e espaços de lazer que ladeiam as suas margens e dos afluentes que o alimentam.

À medida que avança em direção ao mar torna-se um rio cada vez mais urbano, serpenteando por inúmeras vilas e cidades ao longo do seu caminho. Muitas das praias fluviais do rio Douro são de elevada qualidade e há já as que são distinguidas com diversos galardões como a Praia da Congida em Freixo de Espada à Cinta, ou a Praia Fluvial de Segões em Moimenta da Beira.

Praia Fluvial da Congida no top das melhores na Península Ibérica
Ainda no Parque do Douro Internacional, a Praia da Congida ostenta três galardões de (Bandeira Azul, Praia Acessível e Qualidade de Ouro), sendo uma das quatro melhores a nível ibérico no que a praias do interior diz respeito.

“Mais do que falar do interior, temos que praticar o interior e termos aqui aquela que se pode considerar a melhor praia fluvial nacional, e a quarta em termos ibéricos, é fazer exatamente isso.

Aqui as pessoas podem usufruir do espaço mas também da hospitalidade das nossas gentes e da tranquilidade e segurança do nosso território”, explica Nuno Ferreira, autarca freixenista.

A proximidade com Espanha faz com que a maioria dos seus utilizadores sejam espanhóis, “são cerca de 75% do total de pessoas que passam aqui anualmente”, afirma o autarca.

Nuno Ferreira, Presidente CM Freixo de Espada à Cinta
A praia é dotada de uma piscina natural flutuante, atividades aquáticas, parque infantil, bar/restaurante, zona relvada e um campo de jogos para a prática de futebol e voleibol de praia. “Aliás, já no final deste mês de julho vamos receber aqui uma etapa do Nacional de Voleibol de Praia, à semelhança do que aconteceu no ano passado”, afirma Nuno Ferreira.

O espaço é cuidadosamente mantido ao longo do ano “dando assim possibilidade a que as pessoas usufruam dele em qualquer altura e não apenas durante a época balnear”, explica o autarca que avança ainda que “em breve será também instalado um insuflável aquático, que certamente fará as delícias de muitos dos frequentadores deste espaço”.

Para Nuno Ferreira, a Praia Fluvial da Congida é um espaço de convívio, não só para os seus munícipes e comunidade emigrante que no verão regressa à sua terra natal, mas também “para os milhares de turistas que visitam este território ano após ano”.

Durante a sua visita os turistas podem ainda disfrutar de um passeio pelo Douro Internacional através dos cruzeiros que partem desta praia.

A praia é vigiada o que permite usufruir do espaço com todas as garantias de segurança.

Praia Fluvial de Segões tem Qualidade de Ouro


Localizada no concelho de Moimenta da Beira, a Praia Fluvial de Segões é uma das duas existentes no território beirão. Banhada pelo Rio Paiva, “o menos poluído de Europa”, sublinha o autarca Paulo Figueiredo, esta praia ostenta o galardão de Qualidade de Ouro.

As águas desta praia têm uma cor ligeiramente escura, resultado da presença de sais minerais e são, por isso mesmo, muito procuradas para doenças de pele.

“Neste espaço temos uma zona verde envolvente convidativa para que as pessoas usufruam do seu tempo de forma confortável e agradável em qualquer idade”, afirma o autarca.

Os equipamentos de bar/restaurante e casas de banho de apoio estão neste momento em fase final de remodelação, “uma obra que acabou por sofrer alguns atrasos pelos motivos que são conhecidos, como a falta de material ou de mão-de-obra, e que acabam por prejudicar um pouco o funcionamento do espaço”, lamenta Paulo Figueiredo, que avança ainda que o espaço será dotado também de um Centro de Apoio ao Turista.


Paulo Figueiredo, Presidente CM Moimenta da Beira
“Pretendemos criar ali um espaço que vá além das necessidades básicas dos que frequentam o espaço, que funcionará como biblioteca também, alargando a oferta que temos”.

Existe ainda espaço para churrascos e mesas para que se possa apreciar uma refeição em contacto direto com a natureza.

“Esta praia é uma das duas que temos no concelho, temos outra na barragem do rio Vilar. Em ambas cumprimos todos os requisitos exigidos pela APA, como ter dois nadadores salvadores em permanência durante o período de funcionamento, por exemplo. Só para isso é um investimento de 125 mil euros, no total são 8 nadadores salvadores certificados”.

A praia tem cerca de 10 mil m2, e funciona entre as 09H e as 19H, todos os dias.

Outros espaços de lazer para aproveitar o verão no Douro

Não só em praias fluviais se pode apreciar as maravilhas do Douro durante a época estival, um pouco por toda a região são diversos os espaços de lazer que, próximos da água fazem as delícias dos veraneantes.
 
Espaço de Lazer da Foz do Sabor


Localizado no concelho de Torre de Moncorvo, o Espaço de Lazer da Foz do Sabor é banhado por um imenso lençol de água, excelente para a prática de desportos aquáticos e lazer.

Rodeada por um jardim relvado com área arborizada, esta praia dispõe de parque de merendas, um bar de apoio, sanitários, parque de estacionamento, cais de desembarque e atracagem.

O espaço serve ainda à realização de várias atividades como o Encontro de Idosos do concelho, a Festa de Nossa Senhora da Guia (procissão nos barcos), que se realiza de 3 a 6 agosto, o certame Vinho e Sabor Douro, que terá lugar entre 8 e 10 setembro e que integra também a Final do Concurso e Eleição Rainha das Vindimas de Portugal, no dia 9 de setembro.

Praia Fluvial da Albufeira do Vilar


Este sítio separa as freguesias de Vilar (Moimenta da Beira) e Fonte Arcada (Sernancelhe), e permite a prática de pesca, nomeadamente de truta. A barragem foi criada para normalizar os fluxos do Douro, e recentemente foi utilizada para captar água para abastecimento público. É também um ótimo local para tomar uns banhos ou fazer um piquenique.

Praia fluvial bonita e agradável, com estacionamento, bar, churrasqueiras e mesas de convívio, bastante espaço com sombras, casa de banho e possibilidade de alugar canoas ou gaivotas.

Praia Fluvial de Fornelos


Situada num vale que divide as freguesias de Fornelos e Louredo perto do Lugar do Barreiro, no concelho de Santa Marta de Penaguião a Praia Fluvial de Fornelos é um espaço verdejante banhado pelas águas límpidas do Rio Aguilhão, com 2 parques de merendas, um bar de apoio com esplanada ou ainda balneários. O espaço ideal para as famílias, ou para apanhar banhos de sol nos relvados verdejantes.

Em funcionamento desde 1998, em 2012 foi alvo uma ampliação para a outra margem do rio, com um aumento do relvado, Parque de Merendas e Parque Infantil.

Espaço de Lazer do Rio Teixeira


O Espaço de Lazer de Mesão Frio fica localizado nas margens do rio Teixeira. Na margem direita fica a zona de relvado, o bar/cafetaria de apoio à zona  fluvial e o acesso àágua do Rio Teixeira e na margem esquerda fica o Parque de Merendas com mesas e uma fonte de água fresca.

Localizada entre dois distritos, a parte do Parque de Merendas pertence a Mesão Frio, Vila Real e a parte do relvado e Café/Bar a Anquião, concelho de Baião, Distrito do Porto. Fica para o nome a praia fluvial de Mesão Frio pois foi este concelho que realizou ali as obras e criou esta Zona de Lazer.

O espaço está ainda dotado de churrasqueira, casas de banho de apoio e máquinas de manutenção física.

Praia Fluvial de Rebelos


A praia fluvial de Rebelos em Murça fica mesmo por debaixo da A4, a auto estrada transmontana que liga Matosinhos a Quintanilha. Uma zona de recreio e lazer para relaxar e refrescar-se nas águas cristalinas de uma das zonas do Vale do Tua. Aqui também pode fazer Percursos Pedestres de Birdwatching.

A zona não é vigiada, mas a água é controlada. Não pode levar animais para a zona de relvado/bar. Ideal para estacionar a sua autocaravana do lado do areal.

A zona fluvial é banhada pelo rio Tinhela, que vai desembocar no rio Tua. Este rio recebe a sudoeste a ribeira de Noura e a noroeste o rio de Curros.

Praia Fluvial de Nagoselo do Douro e Praia Fluvial da Ferradosa


Ambas localizadas no concelho de São João da Pesqueira, são espaços ideais para disfrutar da água do rio Douro.

Ambas estão dotadas de bar e casas de banho de acesso. Na praia de Nagoselo do Douro é ainda possível alugar canoas para uns passeios, já na praia da Ferradosa pode optar por um passeio de barco ou aproveitar a pista de pesca para praticar este desporto.

No edifício da antiga estação, existe um restaurante e, na área adjacente, uma empresa dedicada ao aluguer de barcos e chalés.
 
Praia Fluvial de Vila de Ponte


Uma das mais recentes praias fluviais do Norte de Portugal, situa-se em Sernancelhe onde brilham duas excelentes piscinas flutuantes, uma para adultos e outra para crianças, , sempre vigiadas durante a época balnear, e onde não faltam bons spots para fazer um aprazível picnic rodeado de natureza.

Se for percorrer os Passadiços do Távora no verão, não deixe de ir dar uns mergulhos à Praia Fluvial de Vila do Ponte. Apesar de só ter sido inaugurada em 2021 já é considerada uma das melhores praias fluviais do Norte de Portugal.

No espaço envolvente não faltam locais onde estender a toalha, seja na relva ou na areia, e boas sombras para fintar o calor, que por estas bandas costuma ser inclemente nas tarde de verão.

Há ainda um parque de merendas, um bar de apoio móvel e um fixo, relativamente perto da praia. No espaço pode ainda alugar um caiaque, canoa ou bicicleta, adicionando ainda mais diversão à experiência.